Página Incial IPERGS 80 anos
Conte Sua História

O Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul

A Previdência brasileira como a concebemos hoje teve origem em 1923 com a Lei Eloy Chaves. A partir desta Lei, a proteção social no Brasil passou a contar com uma instituição que oferecia pensão, aposentadoria, assistência médica e auxílio farmacêutico. Até o ano de 1923, as instituições concediam apenas um ou outro benefício, hoje, a pensão e a aposentadoria são benefícios indispensáveis para que se caracterize uma instituição previdenciária.

Na década de 30, o sistema previdenciário reestruturou-se, mantendo as bases corporativas. A relação entre Estado e classe operária foi organizada, mediante a interligação de três sistemas: sindicatos, Justiça do Trabalho e política previdenciária. Ao final da década de 40, tínhamos dez vezes mais segurados do que em 1934.

 

A CRIAÇÃO DO IPERGS

O IPERGS foi criado a oito de agosto de 1931, através do Decreto nº 4.842, pelo então interventor federal no estado General José Antonio Flores da Cunha. Sua primeira sede localizava-se na Praça da Alfândega. Atual Edifício Imperial. O primeiro presidente do IPERGS foi o Engenheiro Egydio Hervê.

O IPERGS nasceu com a finalidade de amparar a família do servidor público. Anteriormente à existência do Instituto, a Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Funcionários Públicos e a Sociedade Amparo Mútuo dos Funcionários Públicos Estaduais e Municipais do Rio Grande do Sul (incorporada ao IPERGS em 1932), tratavam dos benefícios previdenciários aos funcionários públicos.

Conforme as bases doutrinárias do pensamento positivista, o artigo 2º do decreto de criação do IPERGS estabelecia que “o Instituto terá por fim desenvolver a previdência e assistência em favor dos funcionários do Estado, dos municípios e das classes proletárias, mediante a concessão de pensões, empréstimos e pecúlio.”

 

PRIMEIROS PASSOS

Inicialmente, o IPERGS tinha sua estrutura fundamentada num plano de pensões, mas passou a operar principalmente em sistemas de seguros de vida.

Em 1934, a sede do IPERGS transferiu-se para o edifício Bier e Ulmann, na rua Uruguai.

Nessa época, o IPERGS também concedia empréstimos hipotecários aos segurados para aquisição de imóveis.

 

A CAMINHO DA PRIMEIRA SEDE PRÓPRIA

Em 1940, é lançada a pedra fundamental a sede própria do IPERGS, pelo presidente Getúlio Vargas. A sede seria construída na esquina da Rua Andrade Neves com Avenida Borges de Medeiros. Apesar de dois projetos, um de Fernando Corona e outro de Oscar Niemeyer, a obra nunca foi realizada devido à falta de recursos em virtude da II Guerra e mudanças no alinhamento das ruas. Em 1945, o IPERGS começa a conceder empréstimos pessoais

Em 1949, adquiriu sua primeira sede própria na Av. Borges de Medeiros, nº 992.

 

AMPLIAÇÃO DE SERVIÇOS

Em 1960, foram criadas as farmácias do IPERGS.

Em 1965, foi firmado convênio para financiamento de imóveis com recursos do BNH. Com esses recursos, o IPERGS financiou conjuntos habitacionais em Porto Alegre e interior.

Em 1966, ocorreu uma grande reestruturação do Instituto, concedendo novos benefícios, inclusive assistência médica que, em 1967, abrangia 1.010 vidas. Os benefícios da Previdência eram o foco. Foram criados  Auxilio Natalidade e o Pecúlio Post Mortem.

 

O IPE DE CASA NOVA

Em 1969, é iniciada a construção da nova sede do para reunir os diversos órgãos administrativos do Instituto, que se distribuíam em treze estabelecimentos, além da sede. Em 1970, o número de atingidos pela assistência médico-hospitalar já atingia dezesseis mil vidas

Em 5 de agosto de 1972, a sede do IPERGS transferiu-se para seu prédio atual que, com seus 13 andares, centraliza todos seus setores e seus funcionários.   

Junto ao prédio foi inaugurado o Auditório do IPERGS, depois transformado em Teatro do IPE.

 

O IPERGS HOJE

Atualmente, o IPERGS concentra-se na gestão da saúde e previdência do servidor público. Desde 2005 é, oficialmente, o gestor do Regime Próprio de Previdência Social, responsável pelo pagamento de mais de R$ 6 bilhões em aposentadorias e pensões dos servidores estaduais. O IPE-Saúde possui mais de novecentos mil segurados em seu plano de saúde, atuando junto a uma rede de mais de 7.600 médicos, 337 hospitais e 453 clínicas credenciados.

Ir para o site do Ipergs