Página inicial do IPE Saúde
Ir para Portal do Estado do Rio Grande do Sul
Siga-nos
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Página Inicial  >  Notícias  >  Secretaria de RH avalia nível

Secretaria de RH avalia nível de dependência à nicotina de servidores do Estado

Objetivo da distribuição do questionário é criar um momento de reflexão e conscientização

Um método simples e rápido vai guiar o levantamento de informações sobre o nível de dependência à nicotina dos servidores e servidoras do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A ação ocorre nesta semana e antecede a Semana de Combate ao Fumo, que ocorre de 26 a 30 de agosto, promovida pelos núcleos envolvidos no Programa de Valorização e Atenção à Saúde Física e Mental dos Servidores e Servidoras do RS (Proser). O Teste de Fagerström, também conhecido como FTND (Fagerström Test for Nicotine Dependence), consiste em um questionário com seis perguntas, cujas respostas equivalem a uma pontuação que indica o grau de dependência do usuário. Para conhecer a pesquisa clique aqui.

A pesquisa é voltada para todos os servidores e as perguntas serão enviadas através do email funcional dos participantes. Os números do levantamento serão divulgados na Semana do evento, que contará com ampla programação. O objetivo da distribuição do  questionário, além de mensurar o número de dependentes e os níveis de dependência, é criar um momento de reflexão e conscientizar os fumantes sobre o resultado.

De acordo com Fabiane Xavier Martins, da Divisão de Saúde do Trabalhador, muitas pessoas serão estimuladas a pensar sobre suas condições de saúde a partir da avaliação. "É muito importante que todos participem para que possamos quantificar estes dados, promover uma mudança de atitude e auxiliar os dependentes a participar de grupos de apoio", explica.

Fazem parte dos núcleos do Proser a Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos  (Sarh), a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria da Saúde (SES), a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Complexo Piratini e  o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE).

Fonte: Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh)

www.sarh.rs.gov.br

Luciana Fagundes

Comunicação Social IPE

Publicação 28.05.2013 às 15:57
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Borges de Medeiros, 1945
Bairro Praia de Belas
CEP: 90110-900
Porto Alegre - RS

Acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida pela Rua Vicente de Paula Dutra
E-Mail: - Fone/Fax: (51) 3288-1550