Página inicial do IPE Saúde
Ir para Portal do Estado do Rio Grande do Sul
Siga-nos
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Página Inicial  >  Notícias  >  Congresso debate o tema da pre

Congresso debate o tema da previdência gaúcha

Valter Morigi, Henrique Meirelles e Luiz Fernando Rigotti

Evento promovido pelo IPE e Previmpa reúne cerca de 400 participantes.

O Congresso Gaúcho Previdenciário que acontece no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, tem por objetivo debater o tema “Consolidação da Previdência Social no Rio Grande do Sul”. A abertura do evento contou com a participação do economista Henrique Meirelles. Para uma platéia de cerca de 400 pessoas, o economista fez um panorama da economia mundial, a crise econômica que assola muitos e grandes países e a situação do Brasil neste cenário. Para Meirelles, o ano de 2008 foi um marco porque mostrou ao mundo que ninguém está imune à crise, porém no caso do Brasil ela foi enfrentada devido às reservas que deram condições para o país receber os impactos com previsibilidade. Segundo ele, o momento atual requer outro enfrentamento: “o cenário do Brasil agora é vencer os desafios de uma economia que cresce, vencendo nossas limitações como mão de obra qualificada, investindo em educação, e na melhoria dos serviços, especialmente de portos, aeroportos e telefonia”. O economista comemorou o fato do nosso país ter conseguido superar as expectativas de crescimento. “O fato concreto é que o Brasil não está em crise. Mesmo com a desaceleração por conta da crise internacional o país manteve as taxas dos últimos anos e superou as taxas históricas”. No tema da previdência Meirelles foi taxativo e exemplificou com os Estados Unidos. “A previdência é um desafio mundial. A economia americana, por exemplo, se continuar como está, quebrará em 30 anos. O Brasil hoje tem condições de discutir o tema com segurança e maturidade, ao contrário de outras épocas”.

A segunda parte do encontro foi dedicada à temática da previdência local com o painel Realidades e Soluções da Previdência Pública. O presidente do IPE, Valter Morigi fez um breve histórico do Instituto ressaltando a comemoração dos 80 anos ocorrido em agosto deste ano e mostrou um panorama da situação previdenciária gaúcha. “No Rio Grande do Sul estamos enfrentando as dificuldades históricas no tema da previdência, rompendo barreiras para inicialmente estancar o déficit que se acumulou no decorrer dos anos. Concretizar a reforma da previdência estadual foi um desafio muito grande que já está superado”. Em seguida, foi a vez do diretor-geral do Previmpa, Luiz Fernando Rigotti, apresentar o cenário da previdência no município de Porto Alegre e na seqüência, representantes de instituições bancárias se pronunciaram sobre Produtos de Investimentos.

O encontro segue nesta sexta-feira (2/12) com as temáticas de Aposentadoria especial, Perícia Médica nos RPPS e Instituição de Novos Regimes Próprios, entre outros assuntos. O Congresso Previdenciário Gaúcho está sendo transmitido em tempo real pelo site: http://previmpa.querosene.com/previmpa/

 

Luciana Fagundes

Publicação 01.12.2011 às 16:18
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Borges de Medeiros, 1945
Bairro Praia de Belas
CEP: 90110-900
Porto Alegre - RS

Acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida pela Rua Vicente de Paula Dutra
E-Mail: - Fone/Fax: (51) 3210-5656