Página inicial do IPE Saúde
Ir para Portal do Estado do Rio Grande do Sul
Siga-nos
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Página Inicial  >  Notícias  >  IPERGS e PREVIMPA promovem Con

IPERGS e PREVIMPA promovem Congresso Previdenciário Gaúcho

Logo 80 anos

A Conferência de Abertura será proferida pelo economista Henrique Meirelles, com o tema "Cenário Econômico: Perspectivas para 2012"

O PREVIMPA - Departamento Municipal de Previdência dos Servidores do Município de Porto Alegre e o IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com a AGIP - Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública, promovem, nos dias 1.º e 2 de dezembro, no Hotel Plaza São Rafael, o CONGRESSO PREVIDENCIÁRIO GAÚCHO, em comemoração aos 10 anos do PREVIMPA e aos 80 anos do IPERGS.

O tema será “Consolidação da Previdência Social no Rio Grande do Sul”. Nesta edição serão abordadas as experiências do PREVIMPA e do IPERGS, o caminho percorrido para construir a Previdência do Município de Porto Alegre e no Estado do RS, as eminentes reformas da Previdência, sustentabilidade dos Regimes Próprios de Previdência, entre outros.

A Conferência de Abertura será proferida pelo economista Henrique Meirelles, com o tema "Cenário Econômico: Perspectivas para 2012".

Programação completa e inscrições:

www.agip.org.br

51 3035-1914

A Reforma Previdenciária, iniciada com a Emenda Constitucional n.º 20/98, com prosseguimento nas Emendas n.º 41/2003 e 47/2005 e nas normas infraconstitucionais, estabeleceram mudanças de grande vulto no Direito, na gestão e em outras áreas do segmento previdenciário. Os RPPS - Regimes Próprios de Previdência Social também sofreram expressivas alterações.

O tema Consolidação da Previdência Social no Rio Grande do Sul pode resumir a tônica das mudanças, tanto no sentido de garantir a concretização dos benefícios futuros e o valor dos direitos previdenciários, quanto no sentido da confiabilidade e viabilização financeira da previdência brasileira.

Neste cenário, ao mesmo tempo em que se cria a necessidade de conhecimento da nova realidade, também se cria a possibilidade de construção de conhecimento novo. No universo jurídico, é necessária a compreensão do direito fundamental à previdência, das normas jurídicas de acesso aos benefícios previdenciários, das normas aplicáveis à tributação, à gestão, dentre outros campos.

A gestão dos RPPS enfrenta o desafio da profissionalização, pela compreensão das premissas da gestão atuarial previdenciária e aplicação ao universo da gestão pública, com seus limites e possibilidades peculiaridades.

Além do Direito e da Gestão, novos ramos do conhecimento passam a ser mais demandados pelos RPPS, como é o caso da gestão de ativos, da atuária, do serviço social, dentre outros. Nesse sentido, os palestrantes do Congresso Gaúcho de Previdência abordarão temas relacionados a questões gerenciais, administrativas e políticas.

O evento tem como público-alvo gestores previdenciários; membros de Conselhos de Administração e Deliberativo; membros de Conselhos Fiscais; servidores públicos ocupantes de cargos efetivos; consultores dos RPPS; Prefeitos; dirigentes municipais e representantes das Câmaras Legislativas Municipais do RS na qual não foram implantados os RPPS's ou que estejam em processo de implantação; operadores do Direito; outros assessores previdenciários e demais profissionais envolvidos com o tema da Previdência. São esperados mais de 500 participantes.

 

Adriana Vargas – Kad Comunicação Integrada

Assessora de Comunicação

Tel.: (51) 3221-0094

Plantão 24h: (51) 9913-9639

kad@kadcomunicacao.com.br

Publicação 25.11.2011 às 17:09
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Borges de Medeiros, 1945
Bairro Praia de Belas
CEP: 90110-900
Porto Alegre - RS

Acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida pela Rua Vicente de Paula Dutra
E-Mail: - Fone/Fax: (51) 3210-5656