Página inicial do IPE Saúde
Ir para Portal do Estado do Rio Grande do Sul
Siga-nos
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Página Inicial  >  Notícias  >  Política de Segurança da Infor

Política de Segurança da Informação é apresentada aos servidores do IPE Prev e IPE Saúde

A Resolução nº 03 de dezembro de 2019 dispõe sobre a Política da Segurança da Informação no âmbito do Instituto de Previdência

Com a presença do diretor-presidente do IPE Prev, José Guilherme Kliemann, do diretor de Administração e Finanças, José Carlos Ferreira da Silva e do diretor de Previdência, Ari Lovera, ocorreu na manhã desta sexta-feira (20/12), no salão nobre do Edifício-sede do IPE Prev e do IPE Saúde, a apresentação da Política de Segurança da Informação (PSI), conduzida pelo servidor Vianei Kaiser, assessor de Tecnologia da Informação e coordenador do Grupo de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (GGTIC). Também fazem parte do Grupo os servidores: Thiago Forell Mobus, Ieda de Fátima Moreira, Carmen Lucia Schirmer Saldanha, Juliana Librelotto Maciel e Cristina Pazatto Machado.

Na abertura do encontro, Kliemann disse que a publicação da Resolução do PSI é um grande avanço e que cada vez mais o Instituto deixa o modelo analógico para se comunicar de forma digital.  “A nossa rede  precisa ter o melhor uso possível, a partir de padrões de excelência estabelecidos”, acrescentou.

Segundo Vianei Kaiser, o objetivo desta apresentação foi demonstrar, de forma prática, as políticas de segurança da informação a qualquer pessoa que interaja com ambientes informatizados, desde servidores como qualquer outro profissional envolvido com o assunto. “O que estamos implementando são regras baseadas em parâmetros nacionais e internacionais, que dizem respeito à segurança da informação”, destacou Vianei.

O PSI é um documento que orienta e estabelece as diretrizes para a proteção dos ativos de informação e a prevenção de responsabilidade legal para todos os usuários. Deve, portanto, ser cumprida e aplicada em todas as áreas da instituição. Trata-se da formalização das normas de segurança e uso dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, sendo uma das ações necessárias para a obtenção da Certificação do Pró-Gestão.  O presente PSI está baseado nas recomendações propostas pelas normas brasileiras ABNT, bem como está de acordo com as leis vigentes em nosso país.

A Resolução nº 03 de dezembro de 2019 dispõe sobre a Política da Segurança da Informação no âmbito do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPE Prev e está publicada no site da Autarquia, na aba Legislação, do IPE Prev.

Silvia Martins
Ascom - IPE Prev

 

Veja a íntegra da Resolução 03/2019

Acesse a apresentação da PSI

Arquivos em anexo

Publicação 20.12.2019 às 14:39
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Borges de Medeiros, 1945
Bairro Praia de Belas
CEP: 90110-900
Porto Alegre - RS

Acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida pela Rua Vicente de Paula Dutra
E-Mail: - Fone/Fax: (51) 3210-5656