Página inicial do IPE Saúde
Ir para Portal do Estado do Rio Grande do Sul
Siga-nos
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Página Inicial  >  Notícias  >  Presidente Kliemann apresenta

Presidente Kliemann apresenta os resultados do recadastramento de pensionistas filhas solteiras

Entrevista coletiva

Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira (11), na sala de reuniões do IPE Prev, o presidente do Instituto, José Guilherme Kliemann, ao lado dos diretores de Benefícios, Ari Lovera e de Administração Financeira, Nilton Donato, apresentou os resultados do recadastramento de pensionistas filhas solteiras e do cancelamento de benefícios previdenciários de pensão por morte/filhas solteiras nos últimos cinco anos.

Kliemann informou que das 10.037 pensionistas filhas solteiras do IPE Prev, correspondentes a 22% do universo de 44 mil pensionistas, mais de 80% já realizaram o recadastramento e que 118 pensões foram cortadas pelo Instituto nos últimos cinco anos. A economia acumulada é de 15,4 milhões. O recadastramento, segundo Kliemann, visa comprovar a permanência dos requisitos que justifiquem a manutenção do benefício da pensão por morte e a observância do limite remuneratório estabelecido na Constituição do Estado (parágrafo 7º do artigo 33). “Lançamos o recadastramento das pensionistas filhas solteiras com a disponibilização de site exclusivo para o serviço, o primeiro serviço 100% digital do IPE Prev”, observou.

O presidente Kliemann destacou que em 2018, o custo médio mensal das filhas solteiras pensionistas foi de R$ 41,068 milhões ou de R$ 492,8 milhões ao ano. Em 2015 foram canceladas 42 pensões, em 2016 foram 20 pensões, nos anos de 2017/2018, outras 32 pensões e até 30 de junho deste ano, mais 24 pensões. As irregularidades constatadas se originaram da inconsistência dos dados apurados pela comissão de sindicância instituída pela autarquia.

Kliemann lembrou que o pagamento às filhas solteiras foi extinto no ano 2000 e que os atuais pagamentos são decorrentes do período anterior. Ele destacou que o recadastramento obrigatório das filhas solteiras do IPE Prev pode ser feito até o dia 7 de outubro e o cumprimento da medida garante a continuidade de recebimento do benefício.

Ascom - IPE Prev

Silvia Martins

Arquivos em anexo

Publicação 11.07.2019 às 12:04
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Borges de Medeiros, 1945
Bairro Praia de Belas
CEP: 90110-900
Porto Alegre - RS

Acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida pela Rua Vicente de Paula Dutra
E-Mail: - Fone/Fax: (51) 3210-5656