Página inicial do IPE Saúde
Ir para Portal do Estado do Rio Grande do Sul
Siga-nos
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Página Inicial  >  Notícias  >  Regime de Previdência é tema d

Regime de Previdência é tema de audiência pública na Assembleia

A situação previdenciária do Rio Grande do Sul foi assunto de audiência pública, na segunda-feira (8/7), promovida pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia, em conjunto com a Comissão Especial destinada a debater a Previdência Pública.

A convite de deputados estaduais, o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, participou do encontro e ressaltou que a situação previdenciária do Rio Grande do Sul é considerada uma das piores do país.

Nos últimos dez anos, o Estado precisou de R$ 99 bilhões para cobrir o déficit previdenciário. Para 2019, as projeções apontam que deve chegar a R$ 12,3 bilhões o valor para complementar o pagamento de aposentadorias e pensões.

"A conta do poder público não está fechando há anos. Precisa de ajustes em várias áreas e a previdência é uma delas", enfatizou o secretário. O Rio Grande do Sul tem mais de 60% dos vínculos de servidores em inativos e pensionistas.

O secretário da Fazenda também ressaltou fatores demográficos que precisam ser levados em conta. "A população gaúcha tem expectativa de vida acima da média nacional e aposentadorias especiais que garantem a inatividade a grande parte dos servidores na faixa abaixo dos 50 anos. Mesmo já tendo adotado mudanças importantes, o Estado precisa avançar na reforma da Previdência", acrescentou.

A audiência contou com a participação da secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, do diretor-presidente do IPE Prev, José Guilherme Kliemann, de deputados estaduais e de representantes de entidades.

Texto: Ascom Fazenda

Publicação 09.07.2019 às 15:13
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Borges de Medeiros, 1945
Bairro Praia de Belas
CEP: 90110-900
Porto Alegre - RS

Acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida pela Rua Vicente de Paula Dutra
E-Mail: - Fone/Fax: (51) 3210-5656