Ir para site IPERGS
Bem-Vindo!
19 de Junho de 2019, 06:15
Buscar
 
Atendimento IPERGS
(51) 3210-5656
Ir para Portal do Estado do Rio Grande do Sul
Siga-nos
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Página Inicial  >  Perguntas Frequentes  >  Prestadores de Serviço

Prestadores de Serviço

1. O beneficiário possui uma requisição de médico não credenciado ao IPE, devo realizar os exames e procedimentos solicitados, já que a ANS regulamenta a obrigatoriedade de atendimento para requisições de médicos não credenciados?

O IPE Saúde, por ser um sistema de saúde instituído por pessoa jurídica de direito público e não um plano de saúde, não se submete às regulamentações dos planos privados ditadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas sim às normativas legais e institucionais que lhe regulamentam, conforme o art. 1°, caput, da Lei Complementar Estadual nº 15.145/2018, que segue abaixo:

Art. 1º - Fica reorganizado, na forma desta Lei Complementar, o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, seus dependentes e pensionistas, denominado Sistema IPE Saúde, tendo como gestor o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul – IPE Saúde – segundo os ditames da presente Lei Complementar, resoluções e regulamentos próprios.

Portanto, para que o usuário possa desfrutar da assistência médico-hospitalar as requisições de exames deverão ser emitidas por médicos credenciados ou vinculados (a prestadores credenciados) ao IPE Saúde.

2. Estou com um beneficiário no consultório, mas ele está sem o cartão do IPE-Saúde. O que devo fazer?

Em caso de extravio ou roubo do cartão do Plano IPE-Saúde é necessário que o segurado dirija-se ao IPERGS para comunicar  e solicitar novo cartão. Receberá, então, um certificado provisório válido por 30 dias para realizar a consultas, exames e internação durante o período.

 

3. Estou com problemas com o PINPAD. Quem pode me ajudar?

Entre em contato com a assistência técnica do BANRISUL através dos seguintes telefones:

Porto Alegre - (51) 32130551 -> opção 5

Interior - 08005410551 -> opção 5

A comunicação dos problemas com o PINPAD gera um número de protocolo.

Para haver liberação do site para autorização de consultas, deve-se enviar por e-mail, para atec@ipe.rs.gov.br, o número de protocolo gerado, juntamente com o CRM do médico, solicitando a liberação do site. Vale reforçar que a liberação é temporária, podendo as consultas ser autorizadas através do link: http://www.ipe.rs.gov.br/index.php?model=webgen&id=8.

 

4. O beneficiário quer  consultar e realizar um procedimento, possui apenas um certificado provisório. Como devo proceder? Vou receber os honorários como se PINPAD fosse?

A consulta deve ser autorizada diretamente pelo site do IPERGS, através do link: http://www.ipe.rs.gov.br/index.php?model=webgen&id=8.

Atenção para a validade do Certificado, que é de 30 dias.

Da mesma forma, tanto para os casos de atendimentos ambulatoriais quanto em internações, quando o segurado estiver portando o certificado provisório a validação do atendimento, para fins de valores com tabela Pin Pad, ocorre pelo site do IPERGS -> www.ipe.rs.gov.br -> Para o Credenciado -> Consulta Situação do Beneficiário  (http://www.ipe.rs.gov.br/index.php?model=webgen&id=6), conforme prevê a Ordem de Serviço 9.3/2010 (http://www.ipe.rs.gov.br/upload/1312986156_OS9.3_2010_PINPAD.pdf).

O que não consta na ordem de serviço é que o sistema valida retroativamente em até 72 horas  as internações,  realizadas através de certificado provisório, cuja  consulta a situação do beneficiário  foi feita pelo site. Significa que numa internação iniciada no dia 01/03 , por exemplo, o prestador tem até o dia 04/03 para  realizar a situação do beneficiário pelo site do IPERGS para validar a internação  como se fosse com Pin Pad. 

5. Como envio a declaração de desconto de INSS em outras fontes?

Para solicitar que não haja desconto do INSS, o credenciado deve acessar o site do IPERGS (www.ipe.rs.gov.br) ->Para o Credenciado -> Acesso Administrativo -> opção: Declaração Desconto INSS em Outras Fontes -> preencher o formulário -> Imprimir e enviar para o endereço que consta no rodapé da declaração (o documento original deve estar datado e assinado). Vale destacar que SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS apenas as declarações enviadas pelo sistema, através do “Acesso Administrativo”.

Através do link (http://www.ipe.rs.gov.br/?model=conteudo&menu=213) é possível consultar o teto do INSS para o ano corrente.


6. Como saber qual o calendário de pagamentos do IPE-SAÚDE?

Através do link (http://www.ipe.rs.gov.br/?model=conteudo&menu=213) é possível consultar o calendário de pagamentos.


7.  O que fazer quando ao tentar autorizar uma consulta aparecem todas as informações zeradas?

Quando ocorre esse tipo de situação significa que constam  informações  incompletas no cadastro do médico (Dados de Consultório). Para verificar as pendências de informações no cadastro, o médico deve acessar o site do Ipergs (www.ipe.rs.gov.br),  área -> Para o Credenciado -> Acesso Administrativo -> Atualização de Dados do Consultório -> preencher as informações pendentes -> e clicar na opção atualizar. Em seguida basta autorizar as consultas.

8. Para quê serve o Sistema IpeWin?
O Sistema IpeWin é utilizado pelos prestadores do IPE para transmitirem suas notas de cobrança dos serviços prestados.

9. Onde encontro a instalação do Sistema IpeWin?
No site do IPE, dentro do Acesso Administrativo do prestador após fazer o login, no link 'Instalação IpeWin' do menu.

10. Onde encontro ajuda para o Sistema IpeWin?No link http://www2.ipe.rs.gov.br/ipe/TrocaDoc/IpeWin-Instrucoes.pdf e na mesma página de instalação do Sistema IpeWin,  existem documentos explicativos.  Outras dúvidas através da Central de Atendimento Ipewin,  Fone: 3210-3709

Publicação 21.06.2017 às 12:08
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Borges de Medeiros, 1945
Bairro Praia de Belas
CEP: 90110-900
Porto Alegre - RS

Acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida pela Rua Vicente de Paula Dutra
E-Mail: - Fone/Fax: (51) 3210-5656
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul

Endereço

Av. Borges de Medeiros, 1945
Bairro Praia de Belas
CEP: 90110-900
Porto Alegre - RS

Acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida pela Rua Vicente de Paula Dutra


E-mail:

Fone/Fax: (51) 3210-5656

Desenvolvido pela Procergs

Se desejar enviar este conteúdo para mais de um destinatário,
separe os e-mails com (;) ponto-e-vírgula.
Campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.

*Nome do remetente
*E-mail do remetente
*E-mail(s) destinatário(s)
Mensagem
Limpar formulário
Enviar formulário
IPERGS - Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Borges de Medeiros, 1945
Bairro Praia de Belas
CEP: 90110-900
Porto Alegre - RS

Acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida pela Rua Vicente de Paula Dutra
E-Mail: - Fone/Fax: (51) 3210-5656